sábado, agosto 20, 2005

MANIFESTO

Ao ser solicitada uma MEMÓRIA DESCRITIVA ao candidato a jovem criador está-se a declará-lo desde logo excluído por transgredir a ordem do pulsar entusiástico do novo caminho que respira o fulgor. A memória descritiva não substitui o momento único da leitura, apenas faz ruído, pois é um mero discurso de búrô, ou então actualiza aquilo que é um corpo com uma nota efervescente, e mutila-o, por se integrar.

A um músico a quem pediram que explicasse a sua composição, executou-a uma segunda vez...

Aceitamos o dever burocrático como uma peça indispensável ao eficiente claustro da memória, embora não o habitemos por ser inassimilável.

Por isso, não desejamos esta nota de introdução meramente vestibular, pois nesse caso perder-se-ia a eficácia pretendida.
A experiência que se mostra nas páginas seguintes percute o artificialismo desmontado em deslinde lúdico infantil. A forma é de um descuido aparente mas necessário para percorrer a leitura aberta em leque assente num eixo desequilibrado, como um pião que risca na areia rotas circulares efémeras. A forma é a figura. A figura é a uniformidade; a ausência de contradição na ordem da cidade.

A proposta é de irreconciliação com o segredo soporífero da consciência dinâmica criada no acto de respirar o limite vital do rito pacífico da profecia dos sentidos inimiga dos guerreiros demagogos. Lavradores de terra ácida pasto de rebanhos ordenhados por aguilhões estéreis de altruísmo.

O protesto é evidente nas peças que se juntaram atadas por uma linha frágil mas perceptível. O título é injustificável. No todo transparece o carácter fragmentado do momento precedente à definição de fronteiras meramente operativas à prospecção. A irregularidade do tom é reflexo da visão espantada.

Entre a justiça e a corrupção escolhe-se a justiça; a bela infante, morada da tradição, lugar do entretecimento do mistério incomensurável.


Lisboa, 26 de Setembro de 2002, quinta-feira
Enviado ao júri do Clube Português de Artes e Ideias



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?