quinta-feira, setembro 15, 2005

Vencidos de 68

Os vencidos normalmente retiram-se, rendem-se ou pedem desforra. Mas os que sobraram do Maio de 68 cortaram o cabelo e com ele os escrúpulos. O que mostra que o que os motivou foram ideais leves como a caspa que limparam assim que se tosquearam.

Os Edukadores é um filme que se consome sem grande dificuldade. Dois amigos com mais ou menos convicção ensaiam uns raids ao estilo de binladens de trazer por casa. Invadem pequenas mansões só mesmo para ‘chatear’ os ricos. Move-os a vontade de espalhar o medo e consciências pesadas nos que mais têm.

Mas um dia, um deles vai de viagem e deixa a namorada sozinha com o amigo. Ela trabalha que se desunha num restaurante a amandar para o finório para pagar uma dívida. Ia distraída pela estrada sem seguro e espatifou um bólide de 100 mil euros.

Por mais ou menos coincidência a próxima vítima dos assaltos anarquistas acaba por ser o capitalista mau a quem ela anda a pagar o arranjo do carro. As coisas correm mal e os jovens têm de raptar o mau da fita. Fogem para a montanha e escondem-se numa cabana.


Entre eles cresce alguma cumplicidade, fumam charros e, coincidências das coincidências, ficam a saber que o senhor de gravata tinha sido um hippie amigo de destacados dirigentes contestários de 1968.

Paternalista, o raptado sugere que a melhor solução é esquecer tudo, deixarem-no em casa e cada um seguir o seu caminho. De facto não há outra saída. Até assina uma declaração de perdão da dívida da rapariga

Mas como dizia há pouco há vencidos que não se retiram, e neste caso a traição é dupla. O convertido revolucionário denuncia o pequeno grupo de anarquistas, mas quando a polícia de intervenção chega eles dormem... mas já muito longe dali!

Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?